A imagem de Gabriel segurando uma árvore de Natal no meio do lixão, em Pinheiros (MA), emocionou o Brasil em 2021. A foto, feita pelo fotógrafo João Paulo Guimarães, mostrou uma dura realidade: uma criança crescendo no meio do lixo, sonhando com um futuro melhor.
Na época, a história viralizou, e a família conseguiu comprar uma casa e Gabriel até começou a fazer aulas de futebol. Mas, infelizmente, o que parecia um recomeço logo se transformou em mais uma luta para sobreviver.
A dura realidade: de volta ao lixão
A casa que a família comprou ficava em uma comunidade perigosa, e a mãe de Gabriel, Maria, não sabia disso.
O local tinha tiroteios constantes, e chegaram até a roubar a casa da família, levando até o botijão de gás.
Mesmo assim, Maria tentou ficar. Passou um ano lutando para dar um lar seguro para os filhos, mas percebeu que não havia mais como continuar.
Sem conseguir vender a casa e sem alternativas, a única solução foi voltar para o lixão.
Hoje, eles moram em um único cômodo de taipa, construído pela própria mãe, e Maria voltou a trabalhar catando recicláveis para sustentar a família.
Uma nova chance em Santa Catarina
Mas agora, Gabriel tem uma nova oportunidade de recomeçar!
A história dele voltou a viralizar quando uma professora de Balneário Arroio do Silva (SC), Jenifer, mostrou a foto de Gabriel para seus alunos, dando um choque de realidade sobre o que é passar necessidade.
A história mexeu tanto com os estudantes que eles decidiram escrever cartas para Gabriel e foram além: criaram uma campanha para levá-lo até a escola deles.
O caso viralizou novamente e o Fantástico acompanhou e custeou a viagem.
Pela primeira vez, Gabriel saiu do Maranhão e conheceu outra realidade.
Agora, professores e amigos querem ajudar a família a se mudar para Santa Catarina, oferecendo moradia e emprego para sua mãe. Mas para que isso aconteça, eles precisam de recursos para a mudança.
Como você pode ajudar?
Com sua doação, podemos garantir que Gabriel e sua família tenham um novo começo, longe da miséria e da violência.
Juntos, podemos fazer essa transformação acontecer. Vamos nessa?
👉 Doe agora e ajude Gabriel a recomeçar!